Curso: Filosofia, Ética e Clínica I – Spinoza e Nietzsche


19 e 26 de Março: Benedictus de Spinoza


Mente, corpo e afeto. As três ilusões da consciência. Distinção entre moral e ética. A produção dos afetos-paixões de alegria, tristeza, amor, ódio, esperança, medo, inveja, ciúme, vingança e outros. A força dos afetos-paixões e a servidão humana. Afetos-paixões nocivos e úteis. Os afetos-ações e a liberdade humana.


02 e 09 de Abril: Friedrich Nietzsche


Os dois aspectos do ressentimento e da má consciência. A degeneração do homem e a moral judaico-cristã. Valores divinos, valores humanos e ausência de valores. O niilismo ativo e a transmutação da vontade de potência. Distinção entre o "tu deves" moral e o "eu quero" ético. O eterno retorno como redenção do passado e criação do futuro. 

O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar. As aulas serão gravadas e os áudios serão disponibilizados aos participantes.


Início: 19 de Março de 2011
Duração: 4 aulas
Horário: aos sábados, das 15h às 18h (com intervalo de 15 min. para café)
Valor: R$ 150,00

  
Inscrições: envie um e-mail para amaureks@gmail.com informando nome completo, e-mail, telefone e nome do curso que deseja participar. O pagamento é feito no local do curso.