O conhecimento dos afetos em Spinoza, início em 12/05/12





O filósofo holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677) define a servidão como “a impotência humana para regular e refrear os afetos”. Além disso, a submissão aos afetos-paixões é caracterizada quando o homem sabe o que é melhor para si, mas continua a fazer o que é pior para si. A ignorância da produção dos afetos-paixões que o homem experimenta torna-o impotente para refrear os afetos que lhe são nocivos, como o ódio, a vingança, a melancolia, a inveja, entre outros. Já o conhecimento adequado da produção dos afetos-paixões é sinônimo de liberdade, de ligar-se à potência singular de ser afetado e de afetar, o que permite que o homem experimente afetos-ações que são gerados pela sua própria potência de conhecer adequadamente a si mesmo.

As aulas serão expositivas, com comentários de trechos selecionados da obra principal de Spinoza, Ética. O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar. Os alunos do curso terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.



Programa:

A origem da mente e a sua relação com o corpo. 
A ordem rigorosa dos encontros entre os corpos na Natureza.
Diferenças entre afecção e afeto, imagem e imaginação, ideia inadequada e ideia adequada, conhecimento imaginário e conhecimento racional.
A produção dos afetos-paixões: a origem do desejo, da alegria, da tristeza, do amor, do ódio, da inveja, do ciúme, da esperança, do medo, da soberba, da melancolia, entre outros. 
O uso dos afetos-paixões para a conquista do conhecimento adequado. 
O conhecimento racional como produtor de afetos-ações de alegria (satisfação consigo mesmo)
e de desejo (firmeza e generosidade). 
Do conhecimento da ordem comum entre os corpos, ao conhecimento da potência singular de ser afetado que se exprime nos encontros entre os corpos. 
 Do amor à Natureza relacionado ao conhecimento racional, ao amor à Natureza relacionado
ao conhecimento intuitivo.


Início: sábado, 12 de Maio de 2012
Duração: 5 aulas, de 12/05 a 09/06
Horário: aos sábados, das 11h às 13h
Valor: R$ 190,00
Rua Tabapuã 830, Itaim Bibi, São Paulo


Inscrições:
Envie um e-mail para amaureks@gmail.com e informe nome, e-mail e telefone. 
O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas! Informações: (11) 2737-2037/2038



Exibir mapa ampliado


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. Ministrou palestras na Unesp, Universidade Mackenzie, Instituto Sedes Sapientiae e outras instituições. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Também faz experimentações audiovisuais filosófico-poéticas, através de videoaforismos.

Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com

Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.