A inversão dos valores em Nietzsche, início em 14/01/14



Para Nietzsche é necessário saber qual é o valor dos valores morais, o que envolve a importância do conhecimento das condições e circunstâncias em que os valores vigentes surgiram, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o homem ocidental inventou o “bom” e o “mau”. Esta investigação implica necessariamente alguns aspectos essenciais da obra nietzschiana: a relação entre fisiologia, forças e vontade de potência; os valores morais como sintomas de um modo de vida ressentido (o homem reduzido à memória das marcas); a expansão do sentimento de culpa através da interpretação sacerdotal do sofrimento; o crescimento da vontade do nada como o extremo do niilismo. Portanto, culpa e ressentimento, que são sentimentos que se tornaram tão comuns e que podem nos levar a acreditar que eles são inerentes à humanidade, são inseparáveis de uma moral que reprime continuamente as forças ativas do homem, impedindo-o de criar novos valores.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os alunos terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

14/01: A exigência nietzschiana por uma crítica dos valores morais, ou seja, de colocar em questão o valor dos valores morais. A relação entre fisiologia e valor moral. O ressentimento como memória das marcas.
21/01: A inversão dos valores no ocidente a partir do ressentimento. A diferença entre o "bom e mau" (reinterpretação do homem reativo) e o "bom e ruim" (interpretação do homem ativo).
28/01: O sacerdote-pastor (judaico e cristão), o homem-rebanho e o ideal ascético: a aliança entre os homens do ressentimento.
04/02: A má consciência como interiorização das forças ativas e a reprodução do sentimento de culpa pela moral.

Início: terça-feira, 14 de Janeiro de 2014
Duração: 4 aulas, de 14/01 a 04/02
Horário: às terças, das 20h às 22h
Valor: R$ 160,00
Endereço: Rua Silvia 110, 12º andar (próx. ao Metrô Trianon-Masp), Bela Vista, São Paulo
VEJA O MAPA

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook.