Corpo, pensamento e liberdade em Spinoza, Nietzsche, Bergson e Deleuze, início em 12/01/15, às 20h



A partir de alguns dos conceitos de Spinoza, Nietzsche, Bergson e Deleuze, podemos compreender a urgência de estabelecermos um outro sentido para os estudos que envolvem a relação entre o corpo e o pensamento, rompendo com a clássica dicotomia corpo/mente, para podermos, enfim, afirmar a potência que é comum a ambos.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

Aula 1 - Benedictus de Spinoza (1632-1677): Composição de corpos e conhecimento dos afetos.
Aula 2 - Friedrich Nietzsche (1844-1900): Vontade de potência e criação de valores.
Aula 3 - Henri Bergson (1859-1941): Indeterminação e liberdade.
Aula 4 - Gilles Deleuze (1925-1995): Desejo e corpo sem órgãos.

Início: segunda-feira, 12 de Janeiro de 2015
Duração: 4 aulas, de 12/01 a 02/02
Horário: às segundas, das 20h às 22h
Valor: R$ 170,00
Endereço: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio 825 (próx. ao Metrô Brigadeiro), Bixiga, São Paulo

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza (Editora Quebra Nozes) e Introdução à Filosofia de Nietzsche (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.