O conhecimento dos afetos em Spinoza, início em 10/02/15, às 14h




Segundo o filósofo Benedictus de Spinoza, a mente humana conhece as modificações do seu corpo e experimenta afetos de desejo, alegria e tristeza. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos através dos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. A servidão humana é constituída por um domínio de afetos-paixões que são nocivos, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem da Natureza. Já a liberdade humana é constituída pela transmutação dos afetos-paixões em afetos-ações, ou seja, pela efetuação da potência da mente de formar ideias adequadas.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

Aula 1: A origem da mente humana e a sua relação com o corpo. Diferenças entre afecção e afeto, imagem e imaginação, ideia inadequada e ideia adequada, conhecimento imaginário e conhecimento racional.
Aula 2: A produção dos afetos-paixões: a origem do desejo, da alegria, da tristeza, do amor, do ódio, da inveja, do ciúme, da esperança, do medo, da soberba, da melancolia, entre outros afetos.
Aula 3: O uso dos afetos-paixões para a formação do conhecimento adequado da Natureza. O conhecimento racional como produtor de afetos-ações de alegria (satisfação consigo mesmo) e de desejo (firmeza e generosidade).
Aula 4: Do amor à Natureza relacionado ao conhecimento racional, ao amor à Natureza relacionado ao conhecimento intuitivo. 

Início: terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015
Duração: 4 aulas, de 10/02 a 10/03 (não haverá aula em 17/02)
Horário: às terças, das 14h às 16h
Valor: R$ 170,00
Endereço: Rua Barata Ribeiro 380, conj. 115, Bela Vista (próx. ao Metrô Consolação), São Paulo VEJA O MAPA


Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.