A Ética de Spinoza, início em 02/03/15, às 20h



Em seu livro mais importante, Ética, o filósofo Benedictus de Spinoza diz que a liberdade humana consiste, basicamente, na potência da mente para regular e refrear os afetos-paixões através do conhecimento adequado de Deus ou da Natureza. Ao contrário da teologia, Spinoza afirma que Deus é uma substância imanente aos corpos e às mentes, ou seja, tudo que existe exprime necessariamente a potência de Deus ou da Natureza. Portanto, Deus não é um criador transcendente, mas um produtor imanente de si mesmo. Para Spinoza, a conquista da nossa liberdade de agir e de pensar ocorre apenas pelo conhecimento da Natureza por via da razão e da intuição.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.  

PROGRAMA 

Aula 1: Deus ou Natureza: a substância absolutamente infinita; os atributos infinitos; os modos finitos e infinitos.
Aula 2: A natureza e a origem da mente: a união entre a mente e o corpo; corpos mais simples e corpos compostos; afecção; memória.
Aula 3: A natureza e a origem da mente: o primeiro gênero de conhecimento e as noções universais (a imaginação); o segundo gênero de conhecimento e as noções comuns (a razão); o terceiro gênero de conhecimento e a essência de Deus ou da Natureza (a intuição).
Aula 4: A origem e a natureza dos afetos: os três afetos-paixões primários (desejo, alegria e tristeza); afetos-paixões de amor, ódio, esperança, medo, inveja, soberba, ira, vingança, entre outros.
Aula 5: A servidão humana ou a força dos afetos: a distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis; a produção dos afetos-ações de alegria (satisfação consigo mesmo) e de desejo (firmeza e generosidade). 
Aula 6: A servidão humana ou a força dos afetos: virtude e impotência; estado natural e estado civil; o homem sábio e livre.
Aula 7: A potência do intelecto ou a liberdade humana: o que a mente pode em relação aos afetos-paixões; o encadeamento das afecções do corpo segundo o conhecimento racional; o amor à Natureza que é reforçado pelas afecções do corpo.
Aula 8: A potência do intelecto ou a liberdade humana: o conhecimento intuitivo da essência do corpo; a experiência da eternidade; o amor à Natureza relacionado à mente (amor intelectual de Deus).

Início: segunda-feira, 02 de Março de 2015
Duração: 8 aulas, de 02/03 a 27/04
Horário: às segundas, das 20h às 22h
Valor: 2x de R$ 170,00
Endereço: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 825, Bixiga (próx. ao Metrô Brigadeiro), São Paulo - VEJA O MAPA

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. O pagamento da segunda parcela é feito na quinta aula (30/03). Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.