Palestra gratuita: O conhecimento dos afetos em Spinoza, dia 23/02/15, às 20h



Segundo o filósofo Benedictus de Spinoza, a mente humana conhece as modificações do seu corpo e experimenta afetos de desejo, alegria e tristeza. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos através dos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. A servidão humana é constituída por um domínio de afetos-paixões que são nocivos, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem da Natureza. Já a liberdade humana é constituída pela transmutação dos afetos-paixões em afetos-ações, ou seja, pela efetuação da potência da mente de formar ideias adequadas.

EVENTO GRATUITO - Segunda-feira, 23 de Fevereiro, às 20h

IMPORTANTE: é necessário confirmar presença pelo e-mail eventos@mundopensante.com.br. Devido ao limite de vagas do espaço, a entrada será permitida somente até às 20h15 (mesmo com confirmação anterior).

Mundo Pensante: Rua Treze de Maio 825 (próx. ao Metrô Brigadeiro), Bixiga, São Paulo - VEJA O MAPA

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.