Niilismo e eterno retorno em Nietzsche, início em 07/03/16, às 20h





O pensamento do eterno retorno é, para Friedrich Nietzsche, a condição essencial para que a humanidade efetue a redenção do passado, eliminando o modo ressentido, culpado e niilista de viver. Para o niilista passivo, a ausência de sentido da existência é ainda um estado de sofrimento, de resignação e de brandura. Porém, através da afirmação da vida (o "amor ao destino"), ele transmuta o passado e cria novos valores, operando a destruição o niilismo.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Haverá declaração de participação no curso.

PROGRAMA

Aula 1: O primeiro estado psicológico do niilismo como ordenação moral-divina do mundo. A crítica à Platão e ao cristianismo.
Aula 2: O segundo estado psicológico do niilismo como ordenação moral-humana do mundo. A crítica à Kant e à ciência moderna. O terceiro estado psicológico do niilismo como ausência de sentido e de valor. A crítica à Schopenhauer.
Aula 3: A superação do niilismo como redenção do passado e a transmutação da vontade do nada para a vontade que diz "Sim" à vida. Do sem-sentido da existência para a criação de sentido, da ausência de valores para a criação de novos valores.
Aula 4: A comunicação gregária e o eterno retorno do mesmo. Solidão, silêncio e dissolução da identidade gregária por meio do pensamento do eterno retorno da diferença. O amor ao eterno retorno: o mundo sem origem e finalidade como vontade de potência que não se esgota, como eterna repetição da diferença. 

_______________________

Início: segunda-feira, 07 de Março
Duração: 4 aulas, às segundas, de 07/03 a 28/03
Horário: das 20h às 22h
Valor: R$ 180,00

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Há também opção de parcelamento em até 10x no cartão (com juros) apenas pelo site do Sympla. Para efetuar o pagamento por esta opção, clique aqui

Evento no Facebook

_________________________

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com