Micropolítica e subjetividade em Deleuze & Guattari, início em 08/05/18



Os modos como os corpos são organizados pelo poder reproduzem uma subjetividade subordinada às exigências do mercado capitalista, separando o nosso desejo das composições com outros corpos que o intensificam. Por efeito, o desejo passa a se confundir com a falta de um prazer-descarga e do exercício de uma autoridade (a micropolítica passiva). Por outro lado, as experimentações que intensificam o nosso desejo libertam o corpo da sua organização utilitária, permitindo a criação de novos modos de expressão, ou seja, de novas subjetividades (a micropolítica ativa), o que exprime o sentido clínico e político da obra "Mil Platôs", de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

Aula 1: O Estado-nação e a produção de subjetividade.

Aula 2: A produção social de rosto; maioria, minoria e devir-minoritário.

Aula 3: O nomadismo (máquina de guerra e espaço liso); macropolítica e micropolítica.

Aula 4: A esquizoanálise e a cartografia das linhas do desejo (dura, flexível e de fuga).

Início: 08 de Maio de 2018
Duração: 4 aulas, às terças, de 08/05 a 29/05
Horário: das 20h às 22h
Endereço: Lab Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 825, Bela Vista, São Paulo (próx. ao metrô Brigadeiro e São Joaquim)

Valor do curso completo: 
R$ 220,00 no pagamento antecipado, com opção de parcelamento em até 10x no cartão. CLIQUE AQUI e faça a inscrição para garantir a sua vaga.

R$ 230,00 no pagamento no local, na primeira aula (cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro). Nesta opção a inscrição é feita na primeira aula.

Vagas limitadas!

Evento no Facebook

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro "Singularidades Criadoras". É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com